CONSULTAS MÉDICAS

CARDIOLOGIA


O coração é o motor da vida. E como motor merece sempre muita atenção, pois a mais pequena anormalidade deve ser registada e tratada em conforme. São os cachorros e os gatinhos, com possíveis malformações e doenças congénitas, e os animais geriátricos, com as insuficiências cardíacas, sopros e arritmias aqueles que merecem mais cuidados. Para isso surge a Cardiologia, especialidade centrada no coração e na sua função.

DERMATOLOGIA

Um dos principais motivos de consulta médico-veterinária dos nossos animais domésticos são os problemas dérmicos. A pele e os seus distúrbios, seja por queda de pelo excessiva, seja pelo receio de contágio, desperta muitas preocupações nos proprietários. Estes animais são acompanhados pela especialidade de dermatologia. Esta importantíssima área da medicina investiga vários casos, desde problemas menores como "caspa" ou perda de pêlo aos casos impressionantes de doenças gerais de pele, como as alergias, doenças parasitárias ou fungicas e até doenças de outros órgão que se manifestam com alterações cutâneas .
Não é por acaso que se diz que a pele reflete o estado geral de saúde...


ENDOCRINOLOGIA

Doenças como a Diabetes, Hipertiroidismo ou Hiperadrenocorticismo ( Síndrome de Cushing) são estudadas pela endocrinologia. São doenças gerais, que interferem no normal funcionamento do organismo por inteiro, mas que podem ser controladas, senão mesmo tratadas. É uma especialidade com cada vez mais relevância na medicina veterinária, uma vez que as doenças endócrinas são consequência também do estilo de vida mais sedentário que os nossos companheiros são obrigados a adotar por imposição dos seus donos.....

GASTRO-ENTROLOGIA

A função digestiva é talvez aquela a que a "família" presta mais atenção. Se o seu animal está ou não a comer, se vomita ou se faz diarreia... Quando isto acontece entra em acção a gastro-enterologia, desde a entrada de alimento até à expulsão das fezes, todos os parâmetros são investigados por esta especialidade.

GERIATRIA

O seu fiel companheiro está a envelhecer… que cuidados deve ter? Um animal de idade avançada precisa de cuidados de saúde específicos. A Consulta Geriátrica é fundamental na detecção precoce de diversas patologias e no aumento da qualidade e esperança de vida.
Está aconselhada, para o acompanhamento de animais geriátricos, a realização periódica de electrocardiogramas, radiografias torácicas e análises sanguíneas. Estes procedimentos podem muitas vezes detetar alterações no seu companheiro que não são perceptíveis no exame clínico básico, mas que são fatais e que devem ser tratadas atempadamente.
Ainda mais importante é realizar este acompanhamento em animais com doenças crónicas ou com história de doença.
Sabemos o quanto gosta do seu animal de estimação e temos preparado para ele os melhores cuidados de saúde geriátricos, tudo para que possa mantê-lo ao seu lado por mais tempo!


MEDICINA DA REPRODUÇÃO E INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

Quer fazer criação com o seu animal de estimação? As consultas de medicina da reprodução são essenciais para que este processo decorra com o máximo de segurança e conforto.
Contamos com serviço completo de medicina de reprodução. Nomeadamente realizamos a deteção de cios, consultas de acompanhamento de gestação, ecografias de controlo, apoio e vigilância no parto e cesariana de urgência caso seja necessário.
Temos também disponível o serviço de inseminação artificial com sémen fresco ou refrigerado.
Se não encontrou o par ideal, não desespere! Ajudamos a criar os pares perfeitos, se quiser cruzar o seu companheiro.


MEDICINA GERAL

Semelhante ao médico de família na medicina humana, a medicina geral vê o animal como um todo e acompanha o seu desenvolvimento. É nesta especialidade que se englobam as consultas de rotina , as vacinas, desparasitações, etc.

NEUROLOGIA

A neurologia investiga o sistema nervoso, seja ele central como o cérebro, ou periférico como a enervação dos membros. Muitas vezes associada à especialidade de ortopedia, por poder demonstrar sinais semelhantes, a neurologia é uma especialidade muito desafiante e complexa, uma vez que, ao contrário da medicina humana, não conta com a colaboração do paciente na realização de todo o exame neurológico.

NUTRIÇÃO

Qual a alimentação mais adequada para o seu animal? Conhecer a resposta a esta pergunta é de extrema importância.... São muitas as doenças que surgem com origem numa nutrição desequilibrada, nomeadamente o aparecimento de diabetes ou de problemas articulares. Uma boa dieta é essencial na prevenção destes problemas e no bem-estar do seu animal de companhia. Dispomos de uma equipa com formação adequada para poder esclarecer estas dúvidas e poder elaborar planos alimentares específicos para cada fase da vida do seu animal de estimação.

OFTALMOLOGIA

A oftalmologia veterinária é uma especialidade muito relevante. A visão é um sentido muito importante e deve ser preservada com os cuidados médicos adequados. Existem muitas raças de cães e de gatos com alterações genéticas características que predispõem a graves problemas oculares. Principalmente em animais geriátricos, o acompanhamento periódico dos olhos não deve ser descurado devido à presença de cataratas. Nos nossos animais domésticos, as situações de trauma ocular são muito frequentes e sempre emergências médicas. Não hesite em contactar o veterinário!

ONCOLOGIA

Com o aumento da esperança média de vida dos animais de companhia, surgem cada vez mais frequentemente problemas relacionados com a idade, como são quase todas as doenças oncológicas. A oncologia veterinária está cada vez mais avançada e muitos animais , através da deteção e intervenção precoce podem recuperar totalmente. Existem também inúmeros tratamentos quimioterápicos que proporcionam o aumento da esperança e qualidade de vida, possibilitando ao animal doméstico viver meses de felicidade com a sua familia mesmo depois do diagnóstico de um tumor.

ODONTOLOGIA

Quem gosta de ir ao dentista? No entanto é uma das facetas mais importantes da manutenção de uma vida saudável. Por isso mesmo lavar os dentes diariamente e fazer consultas regulares de odontologia não podem ser apenas uma realidade dos humanos lá de casa, o seu animal de estimação também precisa!

ORTOPEDIA

Fraturas, luxações, malformações congénitas... Existem numerosos motivos para que um animal se apresente à consulta de ortopedia. Esta especialidade visa a manutenção de um esqueleto funcional para que o seu animal de estimação continue ativo e confortável. Assim como na medicina humana, os tratamentos a aplicar podem ser longos, com intervenção médica ou cirúrgica, mas a recuperação é maioritariamente satisfatória e rapidamente se torna um problema do passado.

PEDIATRIA

Um filhote em casa… o que fazer? A pediatria veterinária surge como uma especialidade de acompanhamento do crescimento de um filhote até à puberdade.
Nós oferecemos um serviço completo de apoio ao seu cachorro ou gatinho e , mais importante ainda, esclarecemos todas as dúvidas, orientando o proprietário de forma a que tudo seja mais fácil !
É importante garantir que os pequenotes estejam perfeitamente saudáveis e que não tenham nenhuma doença congénita. Caso tenham, o controle desde cedo proporciona na grande maioria dos casos uma vida normal e longa.
De seguida é imprescindível dar aos bébés as melhores armas para crescerem fortes e saudáveis, através das vacinas, desparasitações e dietas adequadas.
Por fim, cumprindo a legislação Portuguesa e também investindo para a proteção do seu animal, é realizada a colocação do microchip de identificação. Este procedimento liga-o ao seu animal para sempre, de modo a que caso este se perca possa sempre voltar a casa e para junto de si!


PNEUMOLOGIA

Especialidade que atenta aos pulmões e função respiratória. Os problemas que nos fazem recorrer a esta especialidade podem ser detetados no exame clínico básico realizado em todas as consultas de rotina, mas também diagnosticados recorrendo à imagiologia.

UROLOGIA

Quando a função urinária se altera é facilmente identificável. Seja por excesso de produção de urina, por micção em locais inapropriados ou por incapacidade na micção, os problemas são inúmeros e a Urologia é uma especialidade muito importante no dia a dia da medicina veterinária.